ICC

Missão

"Promover o bem-estar social através da prática de esportes, eventos sociais e culturais que estimulem a participação dos associados, oferecendo estrutura de lazer com qualidade e segurança"

Visão

"Ser referência como clube esportivo e social, ampliando e renovando sempre, no intuito de continuar oferecendo a melhor opção de lazer aos associados"

Valores

"Bem-estar dos associados e seus dependentes; Respeito às normas do Clube; Gestão de Pessoas; Amizade entre associados; Preservação do Meio Ambiente; Qualidade no atendimento; Incentivo ao Esporte; Cidadania."

O Itamirim Clube de Campo, fundado em 28 de março de 1972, teve como seus fundadores: Moacyr Werner (conhecido como Macita) e Maury Werner. Contaram com um pequeno grupo de amigos para trazer à Itajaí um clube que promovesse lazer, eventos sociais e incentivassem o esporte na região. Macita fazia parte do Clube Guarani (clube mais antigo da cidade) mas rompeu com a diretoria por não concordar com as decisões desta. A vontade de contribuir com a cidade, oferecendo um clube que não tivesse apenas interesse comercial, foi se tornando um projeto piloto idealizado por Macita e Maury Werner.

Para a criação do clube, Macita e Maury Werner tiveram o apoio de 18 pessoas que eram adeptas à criação do Itamirim. Depois da união, no ano de 1972, adquiriram o terreno e organizaram um churrasco no local. Foi construído um barraco rústico, coberto com telhas de barro que serviria para a inauguração do clube. Neste local os sócios promoviam churrascos para arrecadar recursos financeiros, em busca de ampliar o espaço. Os pequenos eventos angariaram fundos suficientes para iniciar a construção da sede do Itamirim.

Em abril de 1972, foram eleitos os conselheiros e diretores, sendo o Eng. Luiz Fernando Flores o primeiro presidente. Para a construção foi contratado o arquiteto Homero Malburg, que realizou o projeto e idealizou as áreas onde mais tarde foram feitas as construções. Por meio de recursos arrecadados, provenientes de rifas e vendas de títulos de sócio, em apenas um ano, o Clube construiu quadras de tênis, piscina, sede de apoio e campo de futebol.

O terreno do futuro clube Campestre fica em um local denominado Carvalho, cujo terreno mede aproximadamente 100 mil metros quadrados 320m x 183m, distante 3 quilômetros do centro da cidade. O número de associados no ano de 1972 era de, no máximo, 100 pessoas. Estes eram considerados sócios fundadores, mas ao longo do tempo e com o crescimento constante do clube o número de sócios aumentou gradativamente. As reuniões do grupo aconteciam nos salões da Associação Comercial e Industrial de Itajaí. Em uma dessas reuniões foi realizada uma assembleia para escolha do nome do Clube.

Foram sugeridos diversos nomes para o futuro clube, sendo: Ipê, Itamirim, Ressacada, Ingá, Itajaí, Samambaia, Samburã, Clube do Vale,Gramado, Jandaia, Carpineiro, Itaipava. Os três mais votados foram: Ipê, Itamirim e Samburã. Em terceira votação decidiu-se pelo nome Itamirim Clube de Campo. O critério principal da escolha do nome foi um estudo feito pelos fundadores, que levou à descoberta da origem da palavra “Itamirim”. Seu significado na linguagem indígena Tupy Guarani é pedra pequena. Como o Clube estava numa área próxima às margens do rio mirim (rio das pedras pequenas), optou-se pelo nome Itamirim. As cores do clube: verde, vermelho e branco, são menção ao time do coração do Macita, o Fluminense.

O Itamirim, nesses anos de existência, deu oportunidade para vários associados administrar o clube. A gestão de cada diretoria e presidência tem duração de dois anos.

Em uma das posses da nova diretoria, gestão 1986, o então presidente Jandir Bellini inaugura a iluminação dos campos de futebol na presença de vários associados.

O Itamirim sempre promoveu eventos de cunho social, como: noite do queijo e vinhos; festas de datas comemorativas, inclusive o aniversário do clube; o tradicional baile do Hawaii, realizados até os dias de hoje. No entanto os eventos esportivos despertavam interesse dos sócios em geral, que organizavam seus times e muitas vezes até o próprio campeonato, buscando patrocinadores que promoviam anualmente os torneios de tênis e futebol.

O Itamirim chegou a realizar o Olita (olimpíadas do Itamirim) no ano de 1994. O evento teve apenas duas edições, sendo seu encerramento no ano de 1995. O evento envolvia esportes como basquete, futebol de campo e suíço, handebol, tênis, natação, entre outros jogos.

Na gestão de Norival Sandri foi inaugurada a piscina térmica, no dia 28 de março de 1996. Este foi um presente aos sócios, pelos 24 anos do clube. No mesmo ano as quadras de tênis foram cobertas.

Gelcir Bellini após sua posse, gestão 1996-1998, inaugurou algumas importantes obras no clube, como o salão de jogos, em 15 de novembro de 1997. No ano seguinte, a piscina externa teve sua obra concluída, iniciando sua abertura no dia 31 de julho de 1998.

No ano 2000 aconteceu o primeiro torneio de sinuca do Itamirim, com um número de participação significante, em uma mesma modalidade, aproximadamente 700 sócios. No ano seguinte foi realizada a primeira rodada do campeonato nacional, com inscrições de vários times organizados pelos sócios, que levavam o nome de clubes de futebol brasileiro.

Gelcir Bellini retornou a presidência do clube na gestão de 2000/2002 e inaugurou a sede social na véspera de aniversário do clube, que completava 30 anos. Com o passar do tempo algumas obras foram reformadas e outras construídas. A construção da nova sede social do clube foi inaugurada em 11 de novembro de 2005. A antiga sede passa a ser chamada de barraca central, local para eventos de pequeno porte.

O projeto da nova sede social, foi desenvolvido em duas etapas, prevendo um salão de festas com capacidade para 600 pessoas sentadas e toda estrutura anexa, envolvendo palco, bares, sanitários, bem como estrutura de apoio, no piso superior. Já na parte térrea da sede, foram projetadas saunas, vestiáios masculinos e femininos. As obras programadas para o piso térreo foram as primeiras a serem inauguradas, em outubro de 2002. Desde então, se transformaram num grande ponto de encontro de associados do Itamirim. Já o salão de festas foi edificado de acordo com a arrecadação do clube. Sua conclusão ocorreu em outubro de 2005. Os investimentos totalizaram R$3 milhões, em recursos próprios do clube durante a gestão de Gelcir Bellini. Ainda na gestão de Gelcir foi concluída a reforma da piscina externa e modificado a localização do tobogã, no dia 01 de novembro de 2007.

Em meados de agosto de 2008, foi realizada a eleição dos novos gestores, que cumpriram seu mandado num período de dois anos, de forma voluntária, assim como todos os mandatos. O presidente eleito foi o Sr. Sergio Ribeiro Werner, filho de Macita. Em seu primeiro comunicado oficial, o presidente informou que tinha intenções de ampliar o espaço, no terreno de 32 mil metros quadrados recentemente adquirido pelo clube, localizado nas proximidades. O presidente Sr. Sergio Ribeiro Werner em meados de 2010 foi reeleito para mais um mandato com duração de dois anos.

Em primeiro de agosto de 2012, foi realizada a eleição dos novos gestores, que cumpriram seu mandado num período de dois anos, de forma voluntária, assim como todos os mandatos. O presidente eleito novamente foi o Sr. Gelcir Bellini, sendo reeleito em meados de 2014.

O presidente reeleito inaugurou obras importantes neste renomado clube, sendo elas:

2012 – 2014:

– Reforma das churrasqueiras; – Televisores com SKY em todas as churrasqueiras; – Reforma Bistrô; – Construção nova ponte da lagoa; – Revitalização gramado e Alameda das palmeiras (área das Academias); – Instalação de parque infantil (anexo à Churrasqueira Toca do Urubu).

2014 – 2016:

– Construção de um novo Portal de acesso ao clube; – Nova Academia; – Paredão de Tênis; – Pavimentação com paver entre os campos 1 e 2. – Revitalização dos campos de futebol 2, 3 e 4, transformando-os em gramado sintético e garantindo a assiduidade dos jogos; – Reforma completa das quadras de tênis, permitindo maior utilização de luz natural; TROCA DE PISO E TELHADO; – Reforma da academia de alto rendimento; – Revitalização do departamento médico; – Aquisição do novo terreno para expandir a área do clube; – Construção de duas quadras de Padel; – Construção de novas churrasqueiras; – Construção do berçário.

Em vinte e seis de julho de 2016, foi realizada a eleição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal onde por unanimidade elegeram o presidente do conselho, Srº Gelcir Bellini, e para presidente do executivo, Srº Osman Freire Rebello que em primeiro de agosto de 2016 assumiu junto aos demais Diretores, a Diretoria do Itamirim Clube de Campo. Os atuais gestores cumpriram seu mandado num período de dois anos, de forma voluntária, assim como todos os mandatos. Em 23 de julho de 2018 a atual diretoria foi reeleita para administrar o Itamirim no biênio 2018 / 2020.

Na mesma ocasião ocorreu a eleição do Conselho deliberativo e Fiscal, onde o Sr. Gelcir Bellini, foi reeleito, permanecendo como presidente do Conselho e alguns novos membros foram nomeados.

O Itamirim, é um clube significativo para sociedade Itajaiense, pois além de oferecer variadas opções de lazer, eventos sociais, culturais e esportivos, seu plano de expansão se torna cada vez mais necessário, suprindo as necessidades de atendimento com qualidade e segurança aos associados.

Entre importantes obras e revitalizações lideradas pelo Presidente Sr. Osman Freire Rebello, estão:

2016 – 2018

Implantação de gramado sintético no campo nº. 02; – Construção de três quadras multiuso de areia para beach tennis, vôlei de praia e futevôlei; – Substituição de toda a iluminação externa por lâmpadas por LED; – Grandes Revitalizações: Ginásio de Esportes, Parque Central, 13 quadras de tênis (2 rápidas e 11 de saibro), Quadras de Pádel, Cafeteria, Churrasqueira do Tênis, Sede Social, Sala de Jogos e Sala de Atividades; – Projeto Plano Diretor, desenvolvido por uma Empresa especializada, iniciado em agosto de 2017, com o foco em reformas, revitalizações, ampliação das instalações e inovação para as áreas do clube. Após a aplicação de pesquisas de opinião com o intuito de identificar os pontos positivos e negativos do clube e, a partir de seus resultados, identificou-se oportunidades de soluções e melhorias.
O plano diretor desenvolvido propõe reformas e expansões a médio e longo prazo, tendo como objetivo atender às necessidades levantadas, garantir uma melhor qualidade de uso às partes envolvidas e definir as diretrizes para tais ampliações; – Execução da primeira obra do Projeto Plano Diretor: Início da Construção de duas novas áreas de festas (Salões de Festas Quero quero I e II) com capacidade para até 120 pessoas.

2018 – 2020

Conclusão da construção dos Salões Quero quero I e II, com capacidade para até 60 pessoas em cada Salão; – Reformas Sede Social (rampa, torre de água e restauração lustre); – Reforma geral das quadras rápidas de tênis; – Reforma quadras de Pádel (pisos); – Substituição de toda iluminação externa do clube por lâmpadas LED; – Elaboração e execução do Projeto da nova piscina Hidroginástica; – Implantação de infraestrutura para Internet Wi-fi; – Reforma geral Lanchonete Central; – Reforma Sauna; – Revitalização quadras de tênis (novo piso e sistema de drenagem); – Construção dos Salões João de Barro e Bem-te-vi, com capacidade para até 40 pessoas em cada Salão; – Reformas Piscina térmica (troca do telhado e reforma do aquecedor solar); – Reforma geral Bar do Futebol (construção nova cozinha e depósito).

Em 28 de julho de 2020, foi realizada a Eleição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, onde, por unanimidade, o Dr. Adilson Alexandre Simas foi aclamado como Presidente do Conselho Deliberativo e, para Presidente do Executivo, Dr. Claudio Ribeiro Werner, que em primeiro de agosto de 2020, assumiu junto aos demais Diretores, a Diretoria do Itamirim Clube de Campo. Os atuais gestores administrarão durante o Biênio 2020 – 2022, de forma voluntária.

Primeiros associados
Moacyr Werner
Maury Werner
Abrahão João Francisco
Alberto Werner
Osni Pereira
Renê Olinger
Humberto Zaguini
Luiz Fernando Flores
Honorato Simões Costa
Hibbe Zattar
Luiz Razzini
Hermano Pereira
Anibal Cesar Filho
Joel Tzaschel
Mario Uriarte Filho
Egon Muller
Alcides Menegatti
Atilio Lira
Dagoberto Cabral
Orlando Werner
Aldo Werner
José Sandri
Augusto Bernstorf
Osmar Rebello
Aldo Mário de Almeida
Clesio Rebello
Lio Cesar de Macedo
Ari Souza
Paulo Antonio Leite
Irio Silveira
Guy Fonseca
Fernando Seára
Antonio Dias Ramos
Alberto Bernardes
Francisco Zimmermann
Fernando Hugo Praun
Antonio Carlos dos Santos
Carlos Alberto Bertolotto
Bento Henrique dos Santos
Adilson Alexandre Simas
Shopping Basket
Pular para o conteúdo